Comportamento organizacional
"Poucas são as organizações, atualmente, que não empregam o trabalho em equipes. Mas nem todas as pessoas são bons membros de equipe."
Isso levanta as seguintes questões:
1) Os valores dominantes nas equipes de trabalho influenciam a satisfação dos membros da equipe?
2) O tipo de tarefa desempenhada por um funcionário modera a sua relação entre a sua personalidade e sua produtividade no trabalho?
3) Quais as características de personalidade que melhoram o desempenho de uma equipe? E quais são as que podem prejudicar?
RESPOSTAS
1) Sim. Os valores das equipes devem satisfazer seus integrantes. Caso contrário, a equipe irá se desfazer.
A capacidade de um grupo de realizar seus objetivos, muitas vezes conflitantes,
2
depende dos processos intimamente relacionados da formação e do desenvolvimento do grupo. Não havendo o trabalho coletivo, o compartilhamento de responsabilidades e/ou a efetivação da interdependência dos membros da equipe, cada um deles terá sua produtividade prejudicada, gerando a insatisfação com o grupo.
Exemplo: Colaborador está insatisfeito com o trabalho que realiza, passa a jornada de trabalho toda reclamando com seus colegas,quando percebemos a empresa não tem apenas um colaborador insatisfeito temos vários pois se deixaram influenciar por todas as insatisfações pessoais de seu colega.
2) Sim, pois uma equipe é um grupo especial de trabalho, no qual os seus membros têm habilidades complementares, atuam dentro de uma interdependência de tarefas e necessitam de uma forte coesão interna para terem sucesso em seus objetivos.
Portanto, dependendo-se da personalidade dos integrantes da equipe, se não houver essa afinidade, a produtividade de um indivíduo pode ser prejudicada, ou prejudicar a produtividade de um ou mais indivíduos, afetando assim o trabalho da equipe como um todo. Um exemplo é o atendimento receptivo, o funcionário tem todo um script montado, basta apenas segui-lo e em alguns casos acrescentar