Comportamento organizacional
A professora Elaine através da aula de Comportamento Organizacional propôs a atividade de discutir e promover a solução para uma situação de pane no check-in de um vôo com conexão. Mediante o exposto foi sugerido à seguinte situação.
Destino do Vôo: Guarulhos (SP) para Salvador (BH) – Conexão no Aeroporto GIG em Ilha do Governador (RJ)
Houve uma pane no check-in da nossa companhia aérea no aeroporto de Guarulhos nessa segunda-feira 12 de Março de 2012 das 13hs às 16hs, onde dificultou o embarque dos passageiros com destino a Ilha do Governador e Salvador que estava com previsão de decolagem às 14h15, sendo esse vôo com conexão entre outros posteriores a esse com destino a Curitiba com previsão de decolagem para às 15h15 e Natal previsto para as 16h15 vôos diretos. Assim que a companhia identificou o problema, foi solicitado o ajuste dessa falha imediatamente. O primeiro passo foi acionar a Equipe Técnica da companhia para resolver o problema no sistema de check-in o quanto antes. Mediante essa situação a companhia disponibilizou o seu Serviço de Apoio para organizar a fila e informar aos passageiros a situação atual e solicitar para que desconsiderem os anúncios dos televisores do aeroporto quanto a horários de decolagem dos vôos, pois a operação de check-in manual impediria os vôos saírem nos horários previstos.
Para diminuir os transtornos e atrasos nas decolagens em Ilha do Governador com destino a Salvador, o vôo com previsão de decolagem as 1h45, utilizamos o check-in via internet já que este não havia sido prejudicado para a identificação dos passageiros e seu destino, já o preenchimento das etiquetas, foi utilizado um sistema do nosso plano de contingência pré-definido.
Nossa Equipe de balcão foi orientada para solicitar as impressoras para o programa manual de check in, dessa forma os atendentes identificava as informações dos passageiros via check-in internet, descrevia essas informações no programa e as