Patologia ponte alegrete
Evaluation of main pathological manifestations in silo's bases in the western border of Rio Grande do Sul.
Carlos Alexandre da Conceição (1); Almir Barros da S. Santos Neto (2); Rogério C. Antocheves de Lima (3); Andre Lübeck (4)
(1) Acadêmico de Eng. Civil, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), conceicaoengcivil@gmail.com
(2) Professor Doutor, Curso de Engenharia Civil, Campus Tecnológico de Alegrete – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), almir@unipampa.edu.br, (3) Professor Doutor, Curso de Engenharia Civil – Universidade Federal de Santa Maria (email do prof. Rogério da UFSM).
(4) Professor Mestre, Curso de Engenharia Civil, Campus Tecnológico de Alegrete - Universidade Federal do Pampa (Unipampa), andrelubeck@unipampa.edu.br.
Resumo
Este trabalho visa descrever as principais manifestações patológicas ocorrentes em bases de silos para armazenagem de grãos localizados na região da fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul. Foram visitadas treze instalações de armazenagem de grãos nesta região do Estado. As instalações possuíam porte e arranjos de equipamentos próprios, mas com características comuns. Nas visitas levantou-se todas as manifestações patológicas visíveis e a partir da quantidade de ocorrências, chegou-se as mais comuns. A fim de entender o funcionamento e aparecimento das patologias realizou-se uma revisão bibliográfica acerca de instalações de armazenagem de grãos, silos de armazenagem e patologias em estruturas. Foram descritos os tipos de equipamentos mais utilizados para armazenamento de grãos, suas características e os métodos construtivos de bases de silos mais executados por engenheiros e construtores da região. Analisaram-se características de projeto, fluxograma, funcionamento e a manutenção das bases de silos. O levantamento e análise de manifestações patológicas foram realizados com