Calorimetro
É um instrumento que serve para medir a quantidade de calor. Este é constituído por um recipiente onde se coloca água; possui uma tampa que permite fechá-lo perfeitamente; isolado termicamente, o melhor possível, do ambiente exterior. Um termômetro, que fica sempre imerso, assinala a temperatura da água contida no calorímetro.
Um béquer revestido por um isolante térmico (cortiça ou isopor, neste caso o ar), cheio de água - na qual está imerso um termômetro que acusa, por exemplo, a temperatura de 20ºC. Colocam-se fragmentos de um metal (por exemplo, ferro a 60ºC) dentro do calorímetro. A temperatura da água, inicialmente de 20ºC, sobe, porque o metal cede calor, até que as temperaturas da água e da esfera atinjam o mesmo valor t, de equilíbrio.
Este valor depende de diversos fatores, entre os quais a quantidade de água presente no calorímetro, a massa dos fragmentos, as respectivas temperaturas da água e do metal.
Tipos de Calorímetros
Calorímetros Isotérmicos
São aqueles em que idealmente não há variação de temperatura durante a experiência. Desta forma o que ocorre é a variação no fluxo de calor. Alguns aparelhos possuem termopilhas para medir o fluxo de calor trocado no processo.
Calorímetros Isoperibol
Um calorímetro isoperibol é aquele em que a temperatura do Meio é mantida constante, independentemente da temperatura do calorímetro propriamente dito, embora se tente que as diferenças de temperatura não sejam elevadas. Consequentemente, as trocas de calor entre o vaso calorimétrico e o Meio existem deliberadamente e, sendo devidamente controladas, a quantidade de calor permutado entre aqueles dois meios é conhecida e proporcional à diferença das respectivas temperaturas.
Calorímetros de Varredura Exploratória ou Calorimetria Exploratória Diferencial
Neste tipo de calorímetro, a temperatura no sistema calorimétrico ou a temperatura no meio podem variar de forma linear ou isotérmica e programada ao longo do tempo.
Equivalente em água
O