Calorimetros
Os calorímetros permitem estudar os processos de transferência de energia térmica e as propriedades térmicas dos materiais. Senpe não permite qualquer perda de energia térmica desprezível e há transferência de energia térmica entre o sistema e o ambiente. Em algumas transformações termodinâmicas a quantidade de energia térmica recebida por um corpo ao passar de um estado inicial em que a temperatura (Ti) a um estado final com temperatura (Tf’).
A capacidade térmica (C) a quantidade de calor necessária para que haja uma variação unitária de emperatura e está relacionada diretamente com a massa do corpo.
Unidade de Capacidade Térmica: U (C) = 1 cal / °C
Unidade de Capacidade Térmica - Sistema Internacional de Unidades: U (C) = 1 J / °C
Equivalente em água de uma substância: é a quantidade de água que apresenta o mesmo comportamento térmico de uma massa qualquer de outra substância. Numericamente é igual à capacidade térmica da substância. O equivalente em água é: Eágua= 9,3 g
Calor específico: para que haja uma variação unitária de temperatura de uma massa unitária de água é necessário fornecer uma quantidade de calor maior que para uma massa unitária de chumbo sofrer a mesma variação unitária de temperatura. Esta quantidade de calor, que é característica do material, é denominada calor específico.
Unidade de calor específico decorrente da teoria do calórico: U (c) = 1 cal / g 0C
Unidade de calor específico - Sistema Internacional: U (c) = 1 joule/ (kg 0C)
Equilíbrio Térmico: a quantidade de energia térmica transferida da substância de maior temperatura para a de menor temperatura, é associada à quantidade de calor que a substância de menor energia irá receber. Após um certo tempo, a temperatura atinge um valor constante, ou seja, atingiram um equilíbrio térmico, estão com a mesma energia térmica. Na situação de equilíbrio térmico, em um sistema isolado (adiabático), temos que pelo princípio da conservação da energia, a quantidade