Calorimetro
Bacharelado em Química
Engenharia Química
Prof. Dr. Sergio Pilling
Prática 1 – Termoquímica.
Introdução à calorimetria. Determinação de calor de neutralização (reação ácido-base) e calor de dissolução de sólidos. Verificação experimental da lei de Hess.
Objetivos: Nesta pratica iremos fazer uma revisão dos conceitos de calorimetria e introduziremos o conceito de variação entalpia. Durante as etapas experimentais será determinada a capacidade térmica de um dado calorímetro, o calor de neutralização (reação ácido-base) e calor de dissolução de sólidos.
Por fim, faremos uma verificação experimental da lei de Hess que mostra que a quantidade de calor associada a uma transformação química dependa apenas dos estados inicial e final dos reagentes não importando a trajetória ou as etapas empregadas na transformação.
1) Introdução a calorimetria
Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor. A
Calorimetria é uma ramificação da termologia.
Definições importantes:
Calor - Energia térmica que flui de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles. Pode ser adicionado ou removido de uma substância. É medido em calorias ou joules (1
Cal=4,18 J).
Capacidade térmica (C) - É a capacidade de um corpo de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor. Ela é dada como a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura:
C=
Q
ΔT
onde C é capacidade térmica do corpo (cal/ ºC). Q é quantidade de calor trocada pelo corpo e ΔT é a variação de temperatura do corpo.
Calor específico (c): É a capacidade específica de uma substância de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor para cada massa unitária que esta vier a se incluir. Isto