calorímetro
“CALORIMETRIA É A PARTE DA CIÊNCIA FÍSICA QUE ESTUADA AS TROCAS DE ENERGIA ENTRE CORPOS OU SISTEMAS QUANDO ESSAS TROCAS SE DÃO NA FORMA DE CALOR.”
CALOR
“CALOR É A ENERGIA TRASFERIDA DE UM CORPO PARA OUTRO EM VIRTUDE UNICAMENTE DE UMA DIFERENÇA DE TEMPERATURA ENTRE ELES,TENDEM A ADQUIRIR A MESMA TEMPERATURA (EQUILÍBRIO TÉRMICO).”
PAG.340
O EQUILÍBRIO TÉRMICO É ESTABELECIDO PELA TRANSFERÊNCIA DA ENERGIA CINÉTICA ENTRE OS CORPOS (ISOLADOS DE INFLUÊNCIAS EXTERNAS).ESTA ENERGIA TRANSFERIDA É DENOMINADA DE CALOR.
UNIDADES DE CALOR
COMO O CALOR É UMA FORMA DE ENERGIA ELE É MEDIDO EM JOULES,NO SL.
OUTRA UNIDADE USADA FREQUÊNTEMENTE É A CALORIA.
“1 CALORIA REPRESENTA A QUATIDADE DE CALOR QUE SE DEVE FORNECER A 1g DE ÁGUA PARA ELEVAR SUA TEMPERATURA DE 1 GRAU CELSIUS.”
PAG.342
1CAL=4,18J
CALOR ESPECÍFICO
“O CALOR ESPECÍFICO C DE UMA SUBSTÂNCIA REPRESENTA A QUANTIDADE DE CALOR NECESSARIA PARA ELEVAR DE 1 GRAU CELSIUS A TEMPARATURA DE 1 GRAMA DESSA SUBSTÂNCIA.”
PAG.344
É A CAPACIDADE DE UM CORPO DE MUDAR SUA TEMPERATURA AO RECEBER OU LIBERAR CALOR. ELA É DADA COMO A RAZÃO ENTRE A QUANTIDADE DE CALOR E A VARIAÇÃO DE TEMPERATURA.
CALORÍMETRO
“O CALORÍMETRO É UM DISPOSITIVO USADO PARA MEDIR O CALOR ESPECÍFICO DE UMA SUBSTÂNCIA.”
PAG.353
TERMÔMETRO
CONSISTE DE UM RECIPIENTE DE VIDRO PROVIDO DE UM DEPOSITO (BULBO) E DE UM TUBO CAPILAR ADAPTADO A ELE.NO INTERIOR DESSE RECIPIENTE É COLOCADO UM LÍQUIDO, QUE PODE SER MERCÚRIO OU ÁLCOOL COLORIDO.
QUANDO O BULBO É AQUECIDO O LÍQUIDO SE DILATA E ,ENTÃO,SUA ALTURA SE MODIFICA AO LONGO DO TUBO DO TERMÔMETRO, APÓS UM CERTO TEMPO A ALTURA DA COLUNA SE ESTABILIZA,PORQUE O TERMÔMETRO ATINGE A MESMA TEMPERATURA DO CORPO ESTUDADO ,ATINGINDO O EQUILÍBRIO TÉRMICO.
A CADA ALTURA CORRESPONDERA UMA TEMPERATURA,ASSIM O DISPOSITIVO PODE SER USADO PARA MEDIR ESSA GRANDEZA.
PAG.300
FONTE: