Comportamento organizacional
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Comportamento Organizacional
Nome dos Acadêmicos e RA:
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Profª
, RS
2012
INTRODUÇÃO
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações. Sendo eles, o comportamento dos indivíduos, do grupo e da estrutura da organização. Nesse sentido, o comportamento organizacional procura alinhar esses três comportamentos de maneira que a organização venha a trabalhar com eficiência e eficácia no desempenho de suas atividades.
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Portanto, um gestor eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível.
Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa.
Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e com eficiência.
Portanto, os gestores precisam ter conhecimento sobre os diferentes aspectos relacionados à gestão de uma organização. Assim, o estudo do comportamento organizacional, é de suma importância para aqueles que pretendem alcançar uma carreira de sucesso no mundo das organizações.
CAPÍTULO 1
Dereck Pugh define Comportamento Organizacional como sendo “o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das