Comportamento organizacional
Centro de Educação a Distância
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSOR EAD: CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
TUTOR PRESENCIAL: ABER HILTON VIZOTO GALHARDO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CORDEIRÓPOLIS-SP
2012
INTRODUÇÃO
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
“Comportamento Organizacional é o comportamento humano, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do Comportamento Organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento”. (Dubrin, 2003, p. 02)
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
"Eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas". (Peter Drucker)
CAPÍTULO 1
DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
| STAW