Identificacao de proteinas
1 Introdução 2
2 Objetivo 3
3 Metodologia 4
3.1 Materiais 4
3.2 Procedimentos e Resultados 4
3.2.1 Reação de Biureto 4
3.2.2 Reação de Ninhidrina 4
3.2.3 Reações de Sakaguschi 5
3.2.4 Reação de Aminoácidos Sulfurados 5
4 Perguntas e Respostas 6
5 Conclusão 7
6 Referência bibliográficas 7
Introdução
As proteínas são consideradas as macromoléculas mais importantes das células. E para muitos organismos, constituem quase 50% de suas massas (LEHNINGER,1984). As proteínas são os polímeros estruturais e funcionais primários dos sistemas vivos. Apresentam uma ampla gama de atividades, que incluem a catálise de reações metabólicas e o transporte de vitaminas, minerais, oxigênio e substâncias combustíveis.
Algumas delas compõem a estrutura dos tecidos, enquanto outras atuam na transmissão nervosa, na construção muscular e na mobilidade da célula. Há outras, ainda, que atuam na coagulação sanguínea, que atuam nas defesas imunológicas ou como hormônios e moléculas reguladoras (DOMINICZAC BAYNES, 2006).
As proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos possuem funções catalítica, enzimática, transporte, defesa e hormonal. Segundo Lehninger (2006), essas macromoléculas são dinâmicas cujas funções quase invariavelmente dependem de interações com outras moléculas, e essas interações são afetadas de maneira fisiologicamente importante por alterações algumas vezes sutis outras drásticas na conformação das proteínas.
Referências: http://pt.scribd.com/doc/49615829/FUNCAO-DAS-PROTEINAS LEHNINGER, A. L, Princípios de Bioquímica, Editora Sarvier, São Paulo, 1984.
Objetivo
O relatório tem por objetivo encontrar através da mistura de substâncias químicas, cores diferenciadas através de diferentes reações das proteínas.
Metodologia
Na aula de laboratório foram feitos oito procedimentos químicos em quatro a proteína foi