Identificação de Proteínas
DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE
ALMEIDA, Rafael N.
BOLDRINI, Kamilla.
LARISSA, Alys.
RODRIGUES, Rafael. VAILLANT, Manoel.
VEIGA, Yuri.
Relatório: Identificação de proteínas em substâncias.
Introdução
As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, e representam cerca de 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
As proteínas incluem as moléculas com capacidade enzimática e as fibrilas contrácteis responsáveis por movimentos celulares e pela contracção muscular. As proteínas são cadeias de polipéptideos enroladas sobre si e estabilizadas por ligações de pontes de hidrogénio, pontes de enxofre e outros. Os polipéptideos são formados por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Estas ligações ocorrem entre os grupos, carboxílico e amino, de aminoácidos vizinhos.
A purificação e caracterização de uma proteína baseiam-se em suascaracterísticas físico-químicas.
Reações de Coloração de Proteínas: devido às ligações peptídicas e à presença de diferentes aminoácidos, as proteínas reagemcom uma variedade de reagentes, formando produtos coloridos.Algumas reações de coloração são específicas para aminoácidos encontrados na composiçãodas proteínas, por exemplo: reação xantoproteíca (tirosina, triptofano e fenilalamina), reação deMillon (tirosina), reação de HopkinsCole (triptofano), reação de Sakaguchi (arginina), etc. Estasreações, são importantes tanto na detecção como na dosagem de aminoácidos e proteínas.Outras reações, mais importantes, são aquelas chamadas de gerais, porque irão caracterizar grupamentos comuns a todas as proteínas, ou seja, grupo amino e ligações peptídicas.
Objetivos
Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades que foram realizadas em uma aula prática sobre identificação de proteínas, que foi realizada no IFES Campus Alegre, bem como apresentar os resultados obtidos,