Identificação de proteinas
OBJETIVOS
Segue abaixo os principais objetivos pedagógicos da aula: 1. Realizar a Reação de Ninhidrina, para a detecção de aminoácidos; 2. Realizar a Reação de Biureto, com o objetivo de detectar proteínas e dipeptídeos; 3. Realizar a Reação de Millon, e identificar proteínas e aminoácidos.
MATERIAIS E MÉTODOS
1. Vidrarias: * Bico de Bünsen: É a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório. * Banho Maria: aquecer as soluções. * Tela de amianto: Suporta as peças a serem aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo bico de Bünsen. * Tripé: Sustentáculo para efetuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas de laboratório. É utilizado em conjunto com a tela de amianto. * Estante para tubos de ensaio: É usado para suporte de tubos de ensaio. * Pera * Pipeta graduada: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida. * Tubo de Ensaio: Utilizado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral.
4. Produtos Químicos e Substâncias * Ninhidrina: (2,2-diidroxi-hidrindeno-1,3-diona) é um produto químico utilizado para a detecção de aminas primárias, particularmente de aminoácidos. Ao reagir com essas aminas livres, uma cor azul escura ou roxa, conhecida como púrpura de Ruhemann é produzida. A ninhidrina é comumente usada para detectar impressões digitais, já que, graças a sua reação com os aminogrupos terminais das moléculas de lisina incorporadas nas proteínas ou peptídeos, é suficientemente sensível para revelar resíduos de pele.
* Solução de proteína: Albumina - É uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. * Solução de Tirosina: É um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
* NaOH 2,5N: O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido