Comportamento organizacional
INTRODUÇÃO:
Comportamento Organizacional, o entendimento do que motiva os indivíduos, relacionamento da empresa com seus funcionários e seu ambiente de trabalho.
Respostas buscadas em níveis muito diferentes , em seu próprio individuo e na política da organização.
“O estudo da estrutura do desempenho das organizações, o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
Aliás, a organização nada mais é do que as pessoas que nelas operam. Um estudo aprofundado sobre os sentimentos e ações dos trabalhadores e o efeito do ambiente sobre a organização, o efeito do ambiente sobre a organização e como isso pode interferir na eficiência e efetividade do trabalho.
Uma área de conhecimento integrante das ciências sociais, analise de teorias psicossociais, como poder, liderança, conflito, stress no trabalho e avaliações de desempenho. Contribuições interdisciplinares, Sociologia, antropologia, psicologia e ciência política que contribuem no comportamento organizacional.
Tem por sua vez diversos tópicos a serem usados como formas de estudo, como surgimento da influência, orientação contingencial, conceito e hierarquização, sistema organizacional, personalidade entre outros.
1.1 - OBJETIVOS 1.1.1 – Objetivos Gerais
O comportamento Organizacional em modo geral serve para explicar até certo ponto e até mesmo predizer o comportamento das pessoas nas organizações, também compreender as organizações e seu contexto.
Informações de caráter variado e complexo, tais informações nos permite estudar o funcionamento das pessoas nas organizações e contribuem especialmente para o entendimento do poder e como este se distribui na organização.
O CO preocupa-se com o estudo do comportamento, a compreensão do CO coloca em evidencia uma serie de elementos.
Primeiro, a organização forma que ainda é importante, em segundo inclui entre seus objetos de estudo os indivíduos, grupos e ambiente onde opera, em terceiro lugar, a partir de uma visão