Competência Técnica e Funcional
Esta âncora leva a pessoa a buscar especialização, desvalorizando assim o que é geral e superficial. Embora muitas pessoas comecem a especializarem-se, apenas algumas encontram satisfação intrínseca neste fato, fazendo com que ela desenvolva esta âncora em especial. O tipo de trabalho deve estar relacionado com testar suas habilidades e competências, se isto não ocorre o trabalho logo se torna desinteressante. Sua autoestima está ligada ao exercício de seus talentos por isto necessita tarefas onde possa exercê-lo. Este tipo de pessoa está mais ligado ao conteúdo de seu trabalho.
O Perfil deste profissional: ter grande satisfação com seu crescente conhecimento na área onde atua; dedicar sua vida toda à especialização; - procurar um trabalho desafiador; estar mais interessado no conteúdo intrínseco do trabalho, do que no contexto do trabalho em si; ser fiel a uma organização, desejando tomar parte no estabelecimento das metas; desejar carta branca para agir, que o capacite a desempenhar a tarefa apropriadamente; a remuneração deve estar em acordo com suas aptidões, frequentemente definidas pelo preparo educacional e experiência profissional; além de educação contínua, esse grupo valoriza mais o reconhecimento de seus colegas do mesmo nível profissional; aprecia, como reconhecimento pelo seu trabalho, oportunidades educacionais, licenças para estudo, incentivos para participar de reuniões profissionais, verbas para compra de livros ou equipamentos, etc.
Perspectivas para os profissionais que possuem esta âncora: Schein (1996) acredita que o grupo ancorado na Competência Técnico funcional está consciente que conhecimento e habilidade tornam-se obsoletos em um