Nanotecnologia
O que é a nanotecnologia?
Nanotecnologia é um termo usado para referir-se ao estudo de manipulação da matéria numa escala atómica e molecular, ou seja, é a ciência e tecnologia que foca as propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico.
O principal objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas. Para se perceber o que isto significa, considere uma praia de 1000 Km de extensão e um grão de areia de 1 mm, este grão está para esta praia como um nanómetro está para o metro (1nm = 10-9m).
Quais os instrumentos de medição usados?
Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o Microscópio Eletrónico de Varrimento, o MEV. E porquê? Porque é capaz de produzir imagens de alta resolução da superfície de uma amostra. Devido à maneira com que as imagens são criadas, as imagens do MEV têm uma aparência tridimensional característica e são úteis para avaliar a estrutura superficial de uma dada amostra.
Na Química, a difração de raios X é usada para se obter características importantes sobre a estrutura de um composto qualquer. No caso do raio X, os resultados são ainda mais precisos.
Nanobiotecnologia, nanoelectrónica e nanomateriais
A nanobiotecnologia ("nano"= estruturas na escala nanométrica; "bio"= produtos biológicos; "tecnológicos"= desenvolvimento de novos produtos e materiais) é um ramo da nanotecnologia que abrange quatro grandes áreas de aplicação como:
Nanomedicina;
Física-médica;
Nanocosmecêutica;
Desenvolvimento de nanofármacos.
Os nanomateriais apresentam propriedades especiais em virtude da sua escala nanométrica e são empregados em projetos de nanotecnologia.
Variam quanto ao tamanho, composição química, forma e superfície.
A nanoeletrónica prossegue o desenvolvimento em microelectrónica de ultra-alta compactação e miniaturização,