Gestao de projetos
Durante as décadas de 80 e 90, as organizações aplicaram conceitos fundamentais para a sua sobrevivência como “TQM”, “Engenharia Simultânea”, “Reengenharia” e “Benchmarking”. Assim, conseguiram obter benefícios de organizações tanto inteiramente projetizadas quanto inteiramente voltadas para a rotina [KERZNER, 2002].
Ao mesmo tempo, houve a percepção de que não basta para o sucesso de um projeto apenas a boa vontade de uma equipe e/ou a contratação de um experiente “tocador” de projetos. Há a necessidade de disseminar boas práticas e empregar uma metodologia padronizada. Estudiosos das ciências gerenciais, enxergando então essa necessidade da sociedade iniciam, principalmente a partir da década de 90, a elaboração de dezenas de guias e padrões de gestão de projetos, como o PMBOK, hoje o mais reconhecido deles em todo o mundo. Assim, para se ter uma idéia desse “oceano” de modelos, guias e padrões, existem hoje, no mínimo, cerca de 30 modelos de maturidade [PMI,2003].
1. O QUE É PROJETOS
Projeto é uma organização de pessoas dedicadas que visam atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente Trade se de um empreendimento com um objetivo bem definido que requer recursos e ações e operar sobre pressão de prazos, recursos e qualidade, projetos em geral são consideradas um atividades exclusiva em uma empresa, dentro de alguma expectativa de desempenho.
Trade se de um empreendimento com um objetivo bem definido que requer recursos e ações e operar sobre pressão de prazos, recursos e qualidade, projetos em geral são consideradas um atividades exclusiva em uma empresa..
A importância de projetos tem sido aperfeiçoada nos últimos anos, ter em vista constituir um entendimento comum nas organizações que trabalham com este tipo de empreendimento.
Projetos podem ainda ser definidos como sistemas sociais temporários, em vez de permanentes, que são constituídos por equipes dentro ou entre as organizações