Gestão de projetos
O que diferencia projetos de uma operação regular de uma empresa é o fato do projeto ser único, seja no produto que irá gerar, seja no cliente do projeto, na localização, nas pessoas envolvidas ou outro fator qualquer. Como por exemplo: A produção em série de margarinas é uma operação regular da empresa já a criação de um móvel sob encomenda é um projeto, ou seja, é único, diferente, com características particulares de cada projeto.Outra característica importante de um projeto é o fato dele ter um fim bem definido, ou seja , ter um objetivo claro, quando se atinge este objetivo é o fim do projeto.
Para exemplificar bem isso, vamos imaginar que iremos lançar um novo produto no mercado, e para isso iremos desenvolver um plano de negócios para nos auxiliar, podemos dizer então que o conteúdo constante neste plano de negocio (clientes, concorrentes, fornecedores, oportunidade, ameaças, marketing, etc.) que caracteriza o lançamento desse novo produto no mercado não é um projeto já o documento em si denominado PLANO DE NÉGOCIOS é um projeto.
Podemos definir que gerenciar, coordenar ou gerir um projeto é a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidade para garantir que um projeto tenha sucesso.
O gerenciamento de um projeto vai desde iniciar, planejar, executar, controlar até finalizá-lo.
É possível fazer este gerenciamento de várias formas desde boas práticas herdadas, a utilização de ferramentas como Microsoft Project até mesmo utilizando técnicas adequadas para cada uma das fases.
A PMI (Project Management Institute) que é um dos institutos mais conceituados no mundo no assunto de desenvolvimento de projetos, montou e publicou a chamada PMBOK (Project Management Body Of Knowledge) que é um conjunto de técnicas mundialmente aceito como sendo um padrão para se aplicar em projetos de todos os tipos e tamanhos, e é considerado um conjunto de técnicas modernas de gerenciamento de projetos.
A probabilidade de atingir os objetivos do projeto,