Gestão de Projetos
O que é um projeto
Para entendimento do significado da gestão de projetos, é de extrema importância sabermos sobre a constituição de um determinado projeto. Trata-se de um empreendimento com objetivo simples e definido que consome recursos e opera sob prazos estipulados, custos e serviços de qualidade, são considerados em geral atividades exclusivas de determinada organização. (KERZNER HAROLD, 2006).
Resistência à mudança
De inicio fazemos a seguinte pergunta: Por que é tão difícil para as empresas aceitar e implantar a gestão de projetos?
Historicamente, a gestão de projetos era muito mais utilizada nos setores do mercado orientados a projetos, onde o gerente tinha apenas a responsabilidade pelos lucros e perdas. Foi nessa responsabilidade que forçou as empresas a passarem a utilizar a gestão de projetos como uma profissão. (KERZNER HAROLD, 2006).
Um dos fatores que contribuíram para a aceitação da gestão de projetos foram a economia, especialmente as recessões de 1979/83 e 1989/93, as empresas reconheciam as vantagens da utilização da gestão de projetos, mas continuavam hesitando quanto a sua implantação, e assim retornaram ao status de planejamento tradicional.
A partir de 1989 finalmente aponta o crescimento da gestão de projetos no setor orientado a projetos nas empresas, tratou-se de uma recessão caracterizada pelas demissões de gerentes e pessoal administrativo. A gerência de projetos havia chegado para permanecer dessa vez. (KERZNER HAROLD, 2006).
Quanto mais a gestão de projetos continuarem crescendo e se consolidando, maior será o numero de aliados. No século XXI, nações do Segundo e Terceiro Mundo passarão a recolher os benefícios e a importância da gestão de projetos.
Serão também definidos padrões mundiais para a gestão de projetos.
A razão da resistência inicial à gestão de projetos estava diretamente associada ao fato de que sua necessidade levava em conta principalmente o cliente, e não e não a parte interna da