Case- a hora da mentira
CURSO ADMINISTRAÇÃO - ADAPTAÇÃO
NOVOS MODELOS DE
ORGANIZAÇÃO E TRABALHO
GUILHERME BELFANTE
CAPIVARI
2010
Novos Modelos de Organização e Trabalho
O trabalho evoluiu muito nos últimos anos, com isso novos modelos de organização e trabalho surgiram, onde a diferença está baseada na esfera global, com acirra as concorrências, acirra as inovações. O trabalho saiu do controle de quem realmente o faz, diferenciando-se dos artesões de antes. Atualmente o trabalho é dividido em tarefas, possibilitando assim a produção em massa. Com a divisão do trabalho, surge a racionalização, onde se busca eliminar desperdícios e ganhar produtividade. Toda essa evolução passou por uma longa resistência por parte dos trabalhadores, que acabaram se rendendo em troca de uma participação nos ganhos da produtividade. Com esse intuito, os trabalhadores se empenhavam cada vez mais para produzir, aumentando assim o poder aquisitivo dos mesmos. Para se adaptar a tantas mudanças, há a necessidade de se ter novas atitudes, buscando um comprometimento cada vez maior. Para isso, Peter Senge indica 5 disciplinas:
1) Domínio pessoal: capacidade individual de aprender e aceitar mudanças. 2) Modelos mentais: romper antigos paradigmas e aceitar mudanças. 3) Visão compartilhada: não ditar a visão e sim ser assimilada por meio do comprometimento. 4) Aprendizagem em equipe: aprendizagem moderna é o grupo e não o indivíduo, troca de experiências facilita aprendizagem. 5) Pensamento sistêmico: integra todas as outras, elo de ligação, corpo coerente de teoria e prática, enxerga as coisas como parte de um todo e não isoladas.
Essas mudanças devem ser rápidas, e são as pessoas que fazem a diferença, resgatando as competências e habilidades, e a soma de todos é maior que a organização. Uma