Textos
O texto descritivo vai além de descrever um objeto. Ele pode ser utilizado com a finalidade de descrever qualquer coisa sob a direção do autor do texto. Uma pessoa, um lugar, um sentimento, uma época, uma cultura, uma personalidade, infinitas são as possibilidades.
Já com o texto dissertativo precisamos ter um pouco mais de cuidado: Alguns autores e mestres renomados de nossa língua divergem com relação ao tipo textual dissertativo. Para alguns dissertação é simplesmente o ato de expor, apresentar ou ainda explicar. Bom exemplo seriam os textos científicos que visam apresentar informações científicas, em alguns casos para leigos, tendo como objetivo a divulgação e disseminação de seus estudos. Esses autores apresentam outro tipo textual; o argumentativo, que como o próprio nome já o caracteriza, tem como objetivo o convencimento por intermédio do poder de persuasão. Mas para outros autores, seria um único tipo textual, o dissertativo, que englobaria os fins explicativos e argumentativos. Logo, temos que ficar atentos à abordagem com que o termo dissertativo será utilizado. Caso não se faça menções mais delimitadoras e evidentes devemos tratar o termo dissertativo como expositivo/ explicativo.
A metáfora é uma figura de linguagem que consiste na alteração do sentido de uma palavra ou expressão, pelo acréscimo de um segundo significado, quando entre o sentido de base e o acrescentado há uma relação de semelhança, de intersecção, isto é, quando apresentam traços semânticos