Competindo através da fabricação
As empresas de fabricação vêm enfrentando uma competição intensa, que se trata de uma simples sobrevivência no mercado. O grande desafio enfrentado é a capacidade geral de fabricação superior, e com isso, as empresas vêm sistematicamentenegligenciando as organizações de fabricação. Grande parte das empresas tem como força de trabalho a função de fabricação, e tudo o que gira em torno dessa função será difícil de mudar. É normalmente necessário muito esforço para transformar as fraquezas da fabricação em força, e também é necessário mudar o hábito de contornar as limitações e começar a vê-las como fonte de vantagem competitiva. Existem alguns estágios que diferenciam as empresas, e nessas diferenças é que estão alguns desafios para se perceber a vantagem competitiva.
Estágio 1 - As empresas enquadradas no estágio 1, geralmente são aquela com operação de baixa qualificação tecnológica, que pode ser realizada com operadores e gerentes menos qualificados, que não estão dispostos a correr riscos para melhorar a produção em geral. Os desafios que aparecem e lhes afastam da rota estabelecida de fabricação, podem ser corrigidas com a ajuda de especialistas de fora para tomar decisões sobre questões estratégicas de fabricação.
Estágio 2 -Nesse estágio, a alta gerencia das empresas costumam alocar recursos de investimentos apenas para novos produtos. Investimentos ofensivos à empresa são basicamente de natureza defensiva e voltados para reduções de custos, e somente são efetuados quando as imperfeições de fabricação se tornam óbvias ou quando se faz necessário o aumento da capacidade por demanda de produtos já existentes. O método primário para se alcançar a competição ou conseguir vantagem competitiva, pode ser o aumento de capital.
Estágio 3 -As organizações no estagio 3 encontram-se dentro de uma estratégia empresarial eficaz baseada em processos de planejamento formais, e de sua ambição em fazer com que essa estratégia tenha