Comportamento organizacional
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ALCIDINEY BITTENCOURT VEIGA – RA 376704
FRANCIELE DAVANZO – RA 342505
LÉIA BARBOSA GOMES VIEIRA – RA 354920
VANESSA RIBEIRO MOHN – RA 352566
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Profª. Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Cristalina
09/04/2012
Introdução
A complexidade e a competitividade crescente entre as organizações fazem com que a demanda de serviços e/ou produtos seja cada vez melhor. Para superar a concorrência e alcançar vantagens competitivas é essencial oferecer atendimento de qualidade, assim como promover uma comunicação eficaz entre todos os que, de uma forma ou de outra, fazem parte da empresa. Os problemas advindos da falta de comunicação, ou da má comunicação, podem originar problemas na organização, além de gerar um ambiente de competição e insatisfação no trabalho. Através da comunicação a organização consegue prever tendências, amenizar possíveis crises, harmonizar relações, entre outros.
A comunicação interna é muito mais que a disseminação de informação, ela envolve a identificação e o reconhecimento de diferenças entre indivíduos em relação aos modos de pensar e agir.
Então, para que a harmonia dos públicos e a fidelidade dos mesmos aconteçam é necessário estabelecer técnicas, utilizar ferramentas adequadas, observar a linguagem usada e para quem está sendo direcionada.
O primeiro capítulo relata o conceito de comportamento organizacional e como o comportamento humano é fator determinante no sucesso de uma empresa.
O segundo capítulo descreve o conceito de inovação, os efeitos da inovação para as empresas.
O terceiro capítulo objetiva demonstrar a importância do trabalho em equipe. Funcionários que trabalham em equipe alcançam resultados melhores e ainda criam um ambiente de trabalho satisfatório.
O quarto capítulo relaciona percepção e comunicação. Demonstra que cada indivíduo percebe o meio a partir de experiências individuais.
1