Concorrência e Competitividade
1. Em bibliografias complementares ao artigo que se apresenta, tais como livros e/ou artigos científicos, busque conceituar competividade e concorrência, sobre a óptica de ao menos dois autores;
R: Competitividade:
“Segundo Porter (1993), a competitividade é a habilidade ou talento resultantes de conhecimentos adquiridos capazes de criar e sustentar um desempenho superior ao desenvolvido pela concorrência”.
PORTER, M. E. (1993) – A vantagem competitiva das nações. Campus. Rio de Janeiro.
“a competitividade consiste na capacidade de um país para manter e expandir sua participação nos mercados internacionais e elevar simultaneamente o padrão de vida de sua população" (Fajnzylber, 1988, p. 13)
FAJNZYLBER, F. Competitividad Internacional: evolución y lecciones. Revista de la CEPAL, n. 36, Santiago, 1988
Concorrência:
“Concorrência é uma característica de mercado decorrente da ação de empresas rivais, denominadas competiores ou concorrentes, que disputam os mesmos cluentes, consumidores ou fornecedores”. (HAMMEL e PRAHLAD, 1995).
HAMMEL, G e PRAHALAD, C, K. Competindo Pelo Futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã, Rio de Janeiro: Campus, 1995.
Porter (1992) destaca que a vantagem competitiva surge do valor que supera os custos de produção que uma organização consegue criar para seus clientes, ou seja, é a quantia monetária que os compradores estão dispostos a pagar e que seja suficiente para proporcionar margens positivas de rentabilidade ao empresário. Para que essas margens positivas sejam consistentes, a empresa deve obter vantagens competitivas através de custos menores que seus concorrentes ou através da diferenciação de seus produtos”
2. Relacione o Administrador, a empresa e os aspectos microeconômicos associados à competitividade ligada à firma, isto é, como o Administrador pode proporcionar vantagens estratégicas às corporações valendo-se dos