competencia
Numa sociedade cada vez mais preocupada com o desenvolvimento tecnológico e novas configurações de trabalho, onde não é necessário nem sair de casa para desempenhar as atividades laborais, percebe-se que as pessoas tem negligenciado a competência interpessoal, como se pudessem conviver sem ela. As relações estão fragmentadas e muitas vezes trabalhamos lado a lado, “simplesmente como máquinas de funcionamento isolado, sem interação, sem comunicação, sem sentimentos.” (MOSCOVICI, 1980). A própria educação formal, ensinada nas escolas, ignora a identidade humana, fragmentando as ciências sem fazer qualquer conexão entre elas e o homem. Isto por si só já explica o porquê temos dificuldades em nos relacionar com o outro. Daí, a importância de entendermos o que é Competência Interpessoal e os benefícios de desenvolvê-la.
Vivemos na era do conhecimento, onde o capital intelectual é o principal diferencial das empresas. Contudo, na maioria das vezes acreditamos que somente o conhecimento técnico é suficiente para conseguirmos os resultados em nosso trabalho e nos esquecemos de outra variável muito importante: o relacionamento. Seja com o cliente, fornecedor, colegas de trabalho e até mesmo com o nosso superior imediato, os relacionamentos têm sido a principal causa dos problemas nas organizações. Afinal, cada vez mais as empresas precisam ter os seus setores sincronizados, exigindo um perfeito entrosamento entre as pessoas que trabalham nos mesmos. Cada vez mais o cliente apresenta expectativas crescentes sobre a forma pela qual deseja ser atendido e respeitado como pessoa. Cada vez mais os Líderes necessitam obter o comprometimento dos seus liderados. Tudo isso só é possível por meio dos relacionamentos.
O que torna os relacionamentos difíceis é a incapacidade das partes evoluírem do conflito para o consenso. O conflito é na maioria das vezes inevitável, pois resulta das diferenças entre as pessoas. Referimo-nos não só das diferenças de