Competencia
Dicionário de Termos de Recursos Humanos, para a palavra competência. Mas será que é fácil assim identificar o que é competência?
Para a consultora do Grupo Catho, Paula Coutinho, de uma forma simples e clara, podemos definir competência individual como o uso dos conhecimentos, das capacidades e comportamentos que os indivíduos adotam voluntariamente no desempenho de atividades e tarefas e perante os contextos de trabalho da organização.
“As competências dependem de três fatores externos fundamentais: A tarefa -Desenhar e redesenhar, permanentemente, postos de trabalho e funções, avaliando a capacidade das pessoas, sua inteligência, sua autonomia, seu sentido de responsabilidade;
O contexto da função -Criar formas de organização leves, flexíveis e interdependentes, com chefias bem preparadas, que façam do diálogo, da participação e da cooperação autênticas ferramentas de trabalho;
O contexto da organização -Definir missões e objetivos de maneira clara, praticar uma liderança efetiva e criar políticas de recursos humanos geradoras de motivação para as pessoas.
Ok. Mas quais são as competências que fazem a diferença?
Competitividade, produtividade, agilidade e racionalização de custos são as principais. Segundo a consultora Cristiane
Garcia, as competências mais apreciadas atualmente no mercado são a capacidade empreendedora, saber trabalhar sob pressão, ser comunicativo, criativo e inovador, além de saber negociar, ter capacidade para planejar, organizar e liderar. Ser assertivo na hora de tomar decisões, tendo flexibilidade e agilidade em situações inesperadas.
“Hoje, um dos fatores que vem sendo trabalhado é o treinamento e desenvolvimento de