Coliformes pronto 1
Como a água é um elemento imprescindível a vida, é necessária que se adote medidas para garantir, tanto quanto possível, suas características, a fim de que seja própria ao consumo, e um dos aspectos mais importantes em termos de qualidade da água é o seu aspecto biológico e a possibilidade de transmissão de doenças via microorganismos patogênicos.
A maior parte desses contaminantes está diretamente ligada às fezes humanas, principal fonte de coliformes nas águas. Para ser potável a água não deve conter nenhum microrganismo patogênico ou substância química capaz de causar algum dano ao homem, deve também estar livre de bactérias do grupo coliforme que indicam poluição fecal, vinda em particular da Escherichia coli sendo que a presença deste organismo, fornece a evidencia definitiva da poluição oriunda das fezes dos homens ou de animais de sangue quente.
As bactérias do grupo coliforme são consideradas os principais indicadores de contaminação fecal. O grupo das bactérias coliformes está associado com as fezes de animais de sangue quente e com o solo. As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente a 44,5°C. O uso da bactéria coliforme fecal para indicar poluição sanitária mostra-se mais significativo que o uso da bactéria coliforme "total", porque as bactérias fecais estão restritas ao trato intestinal de animais de sangue quente. A determinação da concentração dos coliformes assume importância como parâmetro indicador da possibilidade da existência de microorganismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica, tais como febre tifóide, febre paratifóide, desinteria bacilar e cólera.
A poluição através destas bactérias podem se encontrar não apenas nas águas de rios, mas também em lagos, poços, riachos e dependendo da capacidade de absorção do solo, pode até ser encontrada nos lençóis aquáticos de pouca profundidade. Por isso se faz necessário o cuidado tanto com o descarte dos dejetos dos animais quanto aos