Nutrição
Pesquisadores: Kelly Lameiro Rodrigues, Juliana Pinto Gomes, Rita de Cássia dos Santos da Conceição, Claudiomar Soares Brod, José Beiro Carvalhal, José Antonio Guimarães Aleixo.
Faculdade de Nutrição- Universidade Federal de Pelotas
Ciênc. Tecnol. Aliment, Campinas, 23(3): 447-452, set.- dez. 2003
Aceito para publicação em 02/04/2003
Objetivo: O comércio de alimentos pronto para o consumo por vendedores ambulantes pode constituir um alto risco para a saúde dos consumidores, visto que as pessoas envolvidas nesta atividade geralmente não tem preparo para a manipulação correta de alimentos. Neste trabalho foram investigadas as condições de preparo e a qualidade higiênico-sanitária de lanches comercializados por vendedores ambulantes em Pelotas.
A pesquisa foi realizada com o auxílio da vigilância sanitária municipal de Pelotas. Foram colhidas amostras de lanches e do ambiente de preparo em 60 estabelecimentos de comércio ambulante de alimentos escolhidos aleatoriamente entre os que possuíam registro na Vigilância Sanitária. Deste total, 40 estabelecimentos eram do tipo “Trailer” e 20 do tipo “towner”. Foi feita a colheita de 15 amostras em cada estação do ano de 2001. As amostras foram transportadas ao Laboratório de Análise de Alimentos da Faculdade de Nutrição, sob refrigeração, para a realização das análises.
Em cada estabelecimento foram colhidas amostras de água, da superfície de manuseio e um cachorro-quente que é o lanche mais popular e, por isso, sempre disponível em todos os locais de comércio. Durante a colheita das amostras foi aplicado um questionário aos funcionários visando à obtenção de informações sobre as práticas de preparação dos alimentos.
Questionário:
Nome do estabelecimento
Endereço
Amostras
Data
Hora da coleta 1. Uso de jóias ou adornos? 2. Unhas aparadas e limpas? 3. Cabelos protegidos por luvas,