Relatório de microbiologia
RELATÓRIO DA AULA DE MÉTODOS RÁPIDOS PARA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA
Belo Horizonte
2012
RELATÓRIO DA AULA DE MÉTODOS RÁPIDOS PARA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA
Trabalho apresentado ao curso de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde do Centro Universitário UNA como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina de Microbiologia de Alimentos.
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Os métodos rápidos laboratoriais visam reduzir o tempo necessário para a obtenção de resultados analíticos e melhorar a produtividade laboratorial, além de ter maior sensibilidade e especificidade que os métodos convencionais (Hajdenwurcel, 1998). Um exemplo são as placas Petrifilm™, que possuem meio de cultura pronto nas camadas internas de dois filmes, o superior em polipropileno e o inferior em polietileno, sobrepostos e fixos de maneira que confere ao produto maior facilidade para manuseio (3M). Nessas placas existem diferentes tipos de nutrientes, géis, corantes e indicadores, adequados para cada tipo de micro-organismos (3M). É um sistema rápido, em etapas simples, que exige pouca mão de obra e tem custo reduzido, pois fornecem resultados de fácil leitura, consistentes e com chances reduzidas de erros.
MATERIAIS E MÉTODOS
O alimento escolhido para análise foi um biscoito amanteigado industrializado da marca Marilan sabor leite, do qual foram pesquisadas a presença de E.coli, coliformes e Staphylococcus aureus.
A análise foi realizada em três etapas simples e rápidas: inoculação, incubação e contagem. Inicialmente foi preparada uma diluição 1:10 (10-¹) acrescentando 25g da amostra em 225ml de água peptonada tamponada. Após homogeneização, retirou-se 1 mL da diluição e adicionou-se a 9 mL de água peptonada tamponada, de forma a obter a diluição 1:100 (10-2). Para semeadura nas placas Petrifilm™, suspendeu-se o filme