Microrganismo indicadores
O que são? Os microrganismos indicadores fornecem informações sobra ocorrência de contaminação ou possível presença de patógenos ( agente biológico que podem causar doenças). Podem indicar também falhas nos processos de produção e armazenamento dos alimentos, indicando má qualidade do produto. Em grande quantidade pode deteriorar os alimentos.
Quem são?
1) Contaminação Fecal: Coliformes Totais, Coliformes fecais , enterococos, E. Coli, Cl. Perfringes.
São microrganismos da flora intestinal . É causada por má higiene das mãos ou utensílios. Sua presença indica alta probabilidade de germens patógenos no alimento.
É considerado um excelente indicador nos casos de eficiência dos processos de limpeza e sanitização, assim como da qualidade sanitária da água, vegetais e muitos alimentos processados.
Coliformes fecais: São de origem estritamente fecal e também fermentam a lactose a 44,5 ° C com produção de ácido e gás. É considerado o indicador mais adequado de contaminação de fezes de animais e humanos em pescados e frutos do mar, carnes, leite e alimentos prontos para consumo.
E. coli: É um coliforme utilizado como indicador de contaminação fecal recente, humana ou animal em produtos de procedência vegetal ou de origem animal, incluindo água engarrafada. É termo tolerante e fermenta a lactose a 44,5 ° C. Ele é identificado bioquimicamente através da produção de indol a partir de triptofano e indica a presença da enzima beta glucuronidase.
Enterococos: São estreptococos de origem fecal e abundantes no trato digestivo humano e animais de sangue quente. São encontrados em maior quantidade se comparado com E. coli, e possuem alto índice de sobrevivência. São indicadores de alimentos processados, lácteos e cárneos nos quais E.coli pode não sobreviver.
Cl. Perfringens: Bactéria Gram positiva, esporulada, anaeróbia, redutora de sulfitos, amplamente distribuída na natureza e habitante usual do trato intestinal de