Análise de Alimentos
A necessidade de rapidez dos resultados de análise fez surgir os métodos rápidos de análise microbiológica. Tais métodos também podem oferecer economia de espaço e materiais, aumentando a produtividade laboratorial. Alternando a necessidade de rapidez dos resultados de análises microbiológicas, em face do alto volume de alimentos à disposição do consumidor em curto espaço de tempo. Os métodos rápidos possuem várias vantagens, como redução do tempo de análise, diminuição de custos para a empresa, facilidade de leitura e interpretação dos resultados, maior sensibilidade de alguns métodos quando comparados com os métodos convencionais, bem como, simplificação de tarefas. Alguns desses métodos já são aprovados pela AOAC, porém, resultados positivos devem ser apenas presuntivos, enquanto que resultados negativos são considerados confirmatórios.
Sob visão geral, os métodos são projetados especificamente para identificar um grupo ou espécie bacteriana. Quase todos os métodos rápidos são projetados para identificar um único alvo, o que os torna muito eficientes em programas de qualidade. Os testes são similares no formato e desempenho e possuem de 90 – 99% de exatidão quando comparados a métodos convencionais, sendo que os resultados são obtidos em alguns minutos, segundos ou em algumas horas. Os métodos rápidos são divididos em métodos para avaliar a qualidade e métodos para avaliar a inocuidade.
Contudo, ao se escolher e implantar os métodos rápidos deve se levar em conta parâmetros como precisão, custo, tempo de análise, aceitabilidade pelos órgãos oficiais, simplicidade de operação, assistência técnica dos fabricantes e disponibilidade de espaço no laboratório. Porém, os métodos rápidos aprovados pelos órgãos oficiais podem ser utilizados somente para controle, sendo que os resultados negativos são considerados como definitivos, mas resultados positivos são considerados presuntivos e devem ser confirmados por métodos padrões.
Os métodos rápidos