analise de alimentos
CAMPUS DE ARIQUEMES
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE ANÁLISE DE ALIMENTOS I
RELÁTORIO DE AULA PRÁTICA
DETERMINAÇÃO DE SÓLIDOS TOTAIS E UMIDADE POR FORNO MICROONDAS
ARIQUEMES – RO, 10 DE JULHO DE 2013
1. Introdução
A deterioração de um alimento na sua maioria depende da presença de água. Alimentos com alta umidade se deterioram mais rápido que os com baixa umidade, a determinação do teor de umidade é muito importante, pois fornece conhecimento sobre as condições adequadas dos alimentos, como: estocagem, embalagem e processamento. A determinação de umidade e sólidos totais em alimentos por secagem em forno microondas é um método novo e rápido, entretanto vários estudos vêm sendo realizados para validação desse método.
2. Objetivo
Determinação de teor de umidade e sólidos totais em alimentos, por secagem em microondas.
3. Revisão Bibliográfica
A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar as seguintes características do produto:
Estocagem: alimentos estocados com alta umidade irão deteriorar mais rapidamente que os possui baixa umidade.
Embalagem: alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se o alimento apresentar uma umidade excessiva.
Processamento: a quantidade de água é importante no processamento de vários produtos (CECCHI,2003).
Apesar de a literatura estar repleta de métodos de determinação de umidade, não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato, preciso e prático. Métodos exatos, precisos rápidos e simples de determinação de umidade, aplicavam a todo tipo de alimentos, continuam a ser pesquisados (CECCHI,2003).
Os principais métodos utilizados são:
Secagem por estufa: é o método mais utilizado em alimentos e está baseada na remoção da água por