Analise de alimentos
A Toxicologia de Alimentos constitui uma especialidade da Toxicologia com uma enorme relevância para a saúde humana, onde tem por objetivo analisar e definir quais alimentos podem ser tóxicos ou não, para que possamos ingeri-los com segurança.
Poucos países no mundo têm condições de avaliar toxicologicamente um aditivo alimentar e determinar os níveis aceitáveis para seu consumo, devido ao alto custo do processo. A análise toxicológica de apenas um aditivo leva em torno de quatro anos para ser concluída, utiliza 600 a 650 animais de laboratórios e custa de 700 a 1 milhão de dólares. Devido à grande variedade de problemas que diversos países enfrentaram para exportar seus produtos, foi montado o sistema do Codex Alimentarius que se constituem em uma compilação de todos os padrões de alimentos, códigos de práticas, diretrizes e recomendações da Comissão FAO/WHO (ou FAO/OMS - Organização para Alimentação e Agricultura / Organização Mundial da Saúde). O estabelecimento de padrões internacionais para alimentos tem como objetivo maior, a proteção da saúde do consumidor e a prática honesta no comércio de alimentos, considerando o equilíbrio da relação risco versus benefício. O trabalho do Codex influenciou enormemente o aperfeiçoamento das legislações nacionais no que diz respeito à informação ao consumidor, à proteção da saúde do consumidor através do estabelecimento de boas práticas de fabricação, ao controle de qualidade do produto e à harmonização dos conceitos e definições necessários ao entendimento das questões envolvidas.
As substâncias químicas quando introduzidas no organismo são geralmente biotransformadas em diversos compostos, mais hidrossolúveis e que são eliminados pela urina, saliva, suor e podem inclusive ser detectados no cabelo.
As análises toxicológicas são usadas na identificação e quantificação de agentes tóxicos para diversas finalidades. A mais conhecida e utilizada por séculos e daí ser a mais aceita é a