Clima Organizacional
MARCOS PAULO DE OLIVEIRA
CLIMA ORGANIZACIONAL
Mogi Guaçu
2014
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO – FMG
Mogi Guaçu
2014
Mogi Guaçu, 13 de Maio de 2014
Mogi Guaçu
2014
Epígrafe
“O clima organizacional reflete o modo como às pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.”
Chiavenato (1999, p.440)
CLIMA ORGANIZACIONAL
RESUMO
Propiciar um clima agradável e duradouro para todos os componentes de uma organização é uma tarefa muito complicada de ser conquistada, porém, possível. O clima organizacional deve ser mantido como um dos pontos mais críticos da organização, pois através dele conseguimos realizar grandes feitos. Dentre eles a retenção de mão de obra talentosa até a motivação diária de cada ser que compõe a estrutura da organização. Mas para isso acontecer não devemos pensar que existe uma fórmula ou uma função exata, muito pelo contrário, o clima por ser uma situação crítica de risco e completamente instável, deve ser controlada exclusivamente pela ponta da pirâmide hierárquica e subsequentemente transmitida de várias formas a todas as outras partes da organização.
CLIMA ORGANIZACIONAL
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho estimula o tratamento de importância sobre o tema e elabora técnicas de desenvolvimento com base em pesquisas científicas para auxiliar na obtenção de sucesso quanto ao equilíbrio perceptivo da organização.
INTRODUÇÃO
O conceito de clima organizacional não é nenhuma novidade para as organizações. Tendo como ponto principal a motivação de seus colaboradores, as empresas passaram a dar mais importância a este ponto visto que