lentes e refração fisica
Refração da luz A luz sofre, além da reflexão, o fenômeno da refração; que é um acontecimento óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação. Com uma lanterna, por exemplo, é possível iluminar um bloco de vidro transparente, ao fazer isso fica visível que parte da luz é refletida e a outra parte penetra no bloco, mas com direção diferente em relação à direção do feixe incidente, ou seja, o feixe de luz tem a direção de propagação alterada ao passar do ar para o vidro. A esse fenômeno chamamos refração da luz. De forma mais clara podemos dizer:
“A refração é um fenômeno óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação como, por exemplo, ar e água. É importante ficar bem claro que esse acontecimento só ocorre quando o feixe de luz se propaga com velocidade diferente nos dois meios.”
1ª Lei da Refração A 1ª lei da refração diz que o raio incidente (raio 1), o raio refratado (raio 2) e a reta normal ao ponto de incidência (reta tracejada) estão contidos no mesmo plano, que no caso do desenho acima é o plano da tela. 2ª Lei da Refração - Lei de Snell A 2ª lei da refração é utilizada para calcular o desvio dos raios de luz ao mudarem de meio, e é expressa por:
No entanto, sabemos que:
Além de que:
Ao agruparmos estas informações, chegamos a uma forma completa da Lei de Snell:
Lei de Snell A Lei de Snell é usada para determinar a direção dos raios de luz através de meios refrativos com