Tijolo Solo Cimento
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
OHANNA LUIZZA DORNELLAS RIBEIRO
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS ALTERNATIVAS:
TIJOLO SOLO-CIMENTO
BELO HORIZONTE
08 DE MAIO DE 2014
OHANNA LUIZZA DORNELLAS RIBEIRO
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS ALTERNATIVAS:
TIJOLO SOLO-CIMENTO
TRABALHO APRESENTADO NO CURSO DE GRADUAÇÃO À INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX, CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO, MATÉRIA SISTEM VERNACULARES. PROF.: LIZANDRO MELO FRANCO
BELO HORIZONTE
08 DE MAIO DE 2014
INTRODUÇÃO
O tijolo solo-cimento, conhecido também por bloco de terra comprimida ou tijolo ecológico, é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura de solo, água e um pouco de cimento. A massa compactada endurece com o tempo, em poucos dias ganha consistência e durabilidade suficientes para diversas aplicações na construção civil, indo de paredes e pisos até muros de arrimo. Ainda visto como um material alternativo, o solo-cimento está entrando com tudo no mercado, principalmente por se encaixar perfeitamente no pensamento sustentável, que vem fazendo parte do nosso dia-a-dia. Assim, esses tijolos têm como diferencial o fato de que sua fabricação não exigir a queima em forno, evitando a combustão de madeira.
1. HISTÓRIA Ressalta-se que na história da arquitetura encontram-se há aproximadamente cinco mil anos alvenarias com terra crua (adobe/ taipa) e alguns tipos de aditivos e que muitas soluções plásticas distintas foram utilizadas com sucesso, podendo este material e suas possibilidades de técnicas construtivas atenderem a vários partidos arquitetônicos. O solo-cimento, é empregado desde a primeira década do século XX nos Estados Unidos e as pesquisas pioneiras sobre o material são de 1935, feitas junto a PCA (Portland Cement Association).