Clima organizacional
O assunto escolhido para a pesquisa foi clima organizacional, com o objetivo de medir a percepção dos funcionários perante seu ambiente de trabalho descrevendo suas satisfações e frustações.
A escolha do tema se fez relevante, pois o sentimento da pessoa sobre a organização em que trabalha afeta profundamente seu rendimento. Quando uma pesquisa como esta é oferecida ao indivíduo ele tem a oportunidade de fazer uma reflexão sobre como suas características profissionais interagem com as pessoais tendo em vista que um bom clima organizacional interfere diretamente no desenvolvimento de competências, nas relações interpessoais e nos padrões comportamentais.
Desde o advento da chamada Administração Científica de Taylor, as organizações têm compartilhado uma crença: toda ação tem de ser baseada em “fatos e dados”. Uma das características da moderna gestão consiste em considerar a realidade apenas através de métodos quantitativos, em acreditar que só se pode dominar um problema quando esse é cientifico. Colocar-se a “objetividade” em oposição à subjetividade do filósofo ou do poeta. Técnicas quantitativas são utilizadas para se medir qualquer coisa. Porcentagens, gráficos e números atribuem validade às ações. (Amaro, 2003, p. 1).
Saber a opinião dos funcionários é algo que requer esforço, o comprometimento com o anonimato é fator preponderante para o sucesso da pesquisa, pois o funcionário deve se sentir seguro para poder ser sincero com questionário.
REVISÃO DE LITERATURA
Segundo Maslow (apud Chiavenato) 1999, existem cinco níveis relacionados às necessidades humanas e sua satisfação, são elas: Fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto realização. Ainda segundo o mesmo autor qualquer ameaça a realização de tais necessidades automaticamente se transforma em uma ameaça psicológica.
Luz (2003), afirma que o clima