enfermagem
1-Definições de introdução ao tema :
1.1-Administrar- é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.
1.2-Organização- é uma entidade social porque é constituída por pessoas. É dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar resultados — como gerar lucros. oOrganização formal. É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização planejada definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente. oOrganização informal. É a organização que emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.
1.3-Administrar em Enfermagem- Drucker (1998, p. 2) diz que administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar.
A administração é a ciência que tem por objeto as organizações formais em geral, independente do tipo e finalidade. A relação instrumental do conteúdo da administração com o trabalho da enfermagem tem conotações históricas, formalizadas pela Lei 7.498, de 25 de junho de 1986 que dispõe sobre o exercício profissional da enfermagem.
2-Funções Administrativas: Fayol(Administração Clássica) foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador:
•Planejar , •Organizar ,
•Controlar ,
•Coordenar e Comandar - POCCC.
•Destas funções a que sofreu maior evolução foi o "comandar" que hoje chamamos de Liderança.
•Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações