enfermagem
Rev. Gaúcha. Enferm., v.10, n.1, p.28-33, 1989.
O SABER, A SAÚDE E A INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM*
Emília Luigia Saporiti Angerami1, Isabel Amélia Costa Mendes 2
RESUMO
Os autores situam o nascimento da Enfermagem profissional e a trajetória do saber, relatando alguns problemas da saúde na América Latina. Caracterizam o saldo da produção científica na Enfermagem brasileira através da análise dos trabalhos que se dedicaram à avaliação da investigação. Finalizam situando a evolução do saber em Enfermagem neste século.
PALAVRAS-CHAVE: Investigação em enfermagem, Profissionalização do enfermeiro, Teorias de enfermagem, Avaliação do conhecimento.
ABSTRACT
KNOWLEDGE, HEALTH AND INVESTIGATION IN NURSING
The authors describe the consolidation of nursing as a profession and the development of this type of know-ledge, reporting some health problems in Latin America. They characterize the scientific production in Brazilian nursing through the analysis of evaluation studies on research. They finally determine how far this knowledge has developed in this century.
KEY WORDS: Research in Nursing, Professional Nursing, Nursing Theories, Knowledge evaluation.
*
Trabalho apresentado no l Seminário Nacional de Investigación en Enfermeria, realizado no período de 30 de junho a 3 de julho de 1987, em Lima - Peru.
1
Professor Titular Doutor e Diretor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Conferencista e Assessora da OPS.
2
Professor Assistente, Doutor e Presidente da Comissão de Assessoria para Assuntos Internacionais da Escola de
Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
A Enfermagem como profissão tem sido caracterizada, como nova ou recente; no entanto, os textos sobre a história da Enfermagem indicam que o enfermeiro e a Enfermagem existem desde o momento em que uma pessoa cuidou de outra, e como exemplo é citado o