Clima Organizacional
O CLIMA ORGANIZACIONAL NA CAIXA ECONÔMICA
FEDERAL
1. INTRODUÇÃO
O clima organizacional é uma medida das expectativas das pessoas em relação ao trabalho em uma organização (BOWDITCH, 1992). Segundo Oliveira (1990), os estudos sobre clima organizacional no Brasil iniciaram-se na década de 70, com o trabalho de
Saldanha, intitulado 'Atmosfera Organizacional', que fez um alerta sobre a importância do bem-estar psíquico dos indivíduos nas organizações.
Mais recentemente, o estudo do clima nas organizações tem sido negligenciado pela dificuldade de ser pesquisado, principalmente porque as organizações não estão dispostas a revelar seus procedimentos internos.Apesar dessa negligência, o assunto é de importância e deve ser estudado, já que os clientes se deixam influenciar pelo clima percebido na organização (SOUZA, 1980).
Este trabalho tem como objetivo efetuar um diagnóstico do clima motivacional dos funcionários da empresa visitada, visando avaliar as práticas de contratação e retenção de talentos na organização.
A empresa em questão é a Caixa Econômica Federal, banco federal de renome e presença institucional em todos os municípios do país. Apesar de ser uma organização que possui quase cem mil empregados, analisando apenas uma minúscula amostra de funcionários da empresa esta pesquisa pretende atingir os objetivos propostos.
Os objetivos específicos deste estudo são: identificar se os funcionários acreditam que a política de remuneração praticada na empresa está compatível com o mercado de trabalho; identificar a percepção dos funcionários quanto ao cumprimento adequado das normas e leis trabalhistas pela empresa; identificar os métodos de recrutamento e seleção de pessoal, indicando se há oportunidades de seleção interna que incentivem a realização do potencial profissional de seus colabores; e sugerir ações na gestão dos recursos humanos que tragam melhorias ao processo de recrutamento e seleção de