Clima Organizacional
No decorrer do artigo os autores enfocam no clima organizacional como um fator diretamente proporcional à motivação dos funcionários, levando em consideração essa variável e a expandido a outros fatores decorrentes dessa vertente das Teorias Motivacionais que buscam avaliar o nível de satisfação determinado na vida do trabalhador.
Os autores buscam estabelecer uma relação com o leitor através de uma linguagem clara e objetiva, o problema elaborado pelos autores é de suma importância devido ao enfoque no setor público. A pesquisa realizada no artigo não foi aprofundada, mas o leitor consegue ter uma visão geral do clima organizacional no setor público brasileiro, a partir de uma pesquisa chamada Q12 aplicada na Câmara Municipal de uma idade do interior de São Paulo.
O setor escolhido em específico foi interessante, pois além de ser um setor público, há uma variável importante que é a proximidade dos colaboradores com os indivíduos em um nível mais alto da hierarquia organizacional. Isso é significativo na motivação do servidor, pois o setor público não possui um plano de carreira tão motivadora quanto o setor privado. Muitas vezes as pessoas privilegiadas são aquelas que estão mais próximas aos políticos e cargos de alta gerência. O que acaba desmotivando os outros servidores que querem crescer dentro da instituição.
Durante o artigo os autores abordam a evolução das Teorias Motivacionais, citando vários autores e suas diversas