jhjkjkkkjkjkjk
683 palavras
3 páginas
nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnntnnnnnnnnnnJaneiro de 2012Cedro – Ceará
JOSÉ ERES DOS SANTOS
FREERNANDO SHIRLEI
JARDEL ARLEN DA SILVA
FRANCISCO DANIEL BRAGA
Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial do Instituto Federal
RELATÓRIO DE PRÁTICA
Ensaios a vazio e de curto-circuito
Prática que foi apresentado ao Professor Antº Wilton, da disciplina Acionamentos de máquinas 1, referente ao quinto semestre.
Janeiro de 2012
Cedro – Ceará
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ENSAIO A VAZIO 5
ENSAIO DE CURTO-CIRCUITO 6
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 8
CONCLUSÃO 9
INTRODUÇÃO
O transformador é uma máquina elétrica usada em corrente alternada para adequar uma determinada tensão que se deseja obter tendo-se uma diferente fornecida, podendo elevar ou rebaixar esta tensão fornecida. O princípio básico de funcionamento do transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, aparece nele uma corrente cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.
Essa prática em laboratório consiste na realização de 2 ensaios (a vazio e de curto-circuito) em transformador monofásico, cujo objetivo é a obtenção de resultados práticos, que serão confrontados com os cálculos teóricos obtidos a partir de determinadas características desse tipo de equipamento. Com base nos resultados aferidos, o profissional poderá alterar ou manter as características do transformador com o fim de lhe conferir segurança, estabilidade e durabilidade.
ENSAIO A VAZIO
Este é feito com o secundário em aberto, não ligado a nada, por isso o nome “a vazio”, então liga-se no primário a sua tensão nominal. Podemos então deduzir que o transformador estar realmente a vazio, pois não há carga conectada no secundário. Como não há carga no secundário, a corrente no secundário é nula, e a corrente no primário é mínima, suficiente apenas para magnetizar o núcleo.
.assim, concluímos