Clima organizacional
M A R C E L O L U C I A N O GE N T I L SI L V A
CLIMA ORGANIZACIONAL
T ra b a l h o I n t e rd i s c i p l i n a r a p re s e n t a d o c o m o p r é requisito parcial para a p ro v a ç ã o n a d i s c i p l i n a
Psicologia
Ap li cada a Gestão, no C u rs o
S u p e ri o r
Técnico
em
P ro c e s s o s G e re n c i a i s d o
C e n t ro
U n i v e r s i t á ri o
J o rg e A m a d o ( U n i J o r g e ) , s o b a o ri e n t a ç ã o d o P r o f .
Raida lv a Olivei ra La go , turma 1
GRAD- PG2 0 1 3 . 2 - 1 , S á b a d o , T u rn o
Matutino.
SALVADOR
2013
1
Liderança e Competitividade
"Clima organizacional são os traços percebidos dos estímulos organizacionais que se tornam uma propriedade do grupo, através das interações interpessoais e que modificam o comportamento aberto dentro da organização" (Taylor & Bowers, 1970).
A organização possui um recurso específico e primordial que são as pessoas, que por sua vez por causa da competitividade global e a luta pela sobrevivência das organizações, tem se transformado cada vez mais em ganhos e produtividade para as empresas no qual os negócios se tornam, cada dia mais, caracterizado pela competitividade e eficiência.
Porter (1985) afirma que a vantagem competitiva de uma organização não pode ser compreendida apenas pela análise da empresa como um todo, e sim pelas inúmeras atividades distintas que esta empresa realiza e que são geradoras de valor.
Para Chiavenato (2004), as pessoas constituem o principal ativo da organização, são diferentes e divergem em idéias e opiniões, por isso é essencial que dentro de uma organização prevaleça o bom relacionamento entre as equipes de trabalho.
Para o líder é fundamental uma boa comunicação com as equipes de trabalho que tem como função, permitir a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais sendo responsável pela interação entre as partes envolvidas para