Clima organizacional
Resumo:
Este artigo pretende discutir o processo histórico de emergência das Organizações Não Governamentais – ONG´S, desde a primeira noção limitada a ações de assistência social até o novo contexto que inclui ações voltadas aos direitos políticos, direitos humanos, inclusivos e de cidadania, que ensejam maior expressividade e relevância, sobretudo, com a afirmação das ONG´s como componentes do chamado Terceiro Setor. Busca, também, detalhar as singularidades que envolvem essa formação tanto na América Latina como no Brasil, evidenciando o interesse dos países desenvolvidos em fomentar a criação de um espaço não governamental que promovesse o desenvolvimento dos países periféricos. Além de situar as ONG´s como um elemento fundamental de expressão da sociedade em busca de soluções para os seus próprios dilemas. Percebe-se a constituição de um novo modelo de articulação social, que se emancipa do vínculo representativo e da obrigatoriedade dos mediadores políticos, estabelecendo uma nova postura da sociedade diante do Estado e do mercado, e aflorando novas concepções como sociedade civil, cidadania, atores emergentes, novos movimentos sociais e terceiro setor. As organizações não governamentais, que compõem o terceiro setor, ensejam a afirmação dos conceitos recentes sobre participação cidadã e solidificação do processo democrático, na medida em que formulam suas intervenções sociais na concepção de independência de existência e propósito.
Palavras-Chave: Organizações Não Governamentais (ONG´s); Terceiro Setor; Emergência; Contexto histórico; Relevância social.
Abstract:
This article will discuss the historical process of emergence of non-governmental organizations - NGOs, from the first concept limited to actions of social assistance until the new context that includes actions geared to political rights, human rights, inclusive and citizenship, which ensejam