Controladores
1ª Parte Gerar as respostas aos sinais: impulso unitário, degrau unitário, rampa unitária e a parábola, fixando ωn =1, para os seguintes valores de ζ ( 0, 0.5, 1, 2). Analise seu comportamento em relação ao tempo de acomodação e ao sobressinal máximo para o impulso e degrau unitário. Determinar para quais valores de ζ a resposta é mais próxima da entrada.
2ª Parte
Gerar as respostas aos sinais impulso unitário, degrau unitário, rampa unitária e a parábola,fixando ζ = 0.5, para os seguintes valores de ωn (1, 10, 100). Analisar a influência dos valores de ωn.
INTRODUÇÃO
Na análise e projeto de sistemas de controle é necessário possuir uma base de comparação do desempenho de vários desses sistemas. Esta base pode ser obtida especificando-se sinais de teste de entrada particulares e comparando-se as respostas dos vários sistemas.
Os sinais de entrada de teste típicos usualmente utilizados são as funções degrau, rampa, impulso e parábola. O degrau unitário ocorre quando o sistema é submetido a mudanças inesperadas do sinal de entrada. pode ser visto como um sinal DC sendo aplicado a um circuito após o fechamento de uma chave em t=0 O impulso unitário ocorre quando o sistema é submetido a ações do tipo surto. A função rampa ocorre quando o sistema é submetido a uma excitação resultante de uma função que varia gradualmente no tempo.
A determinação de qual ou quais destes sinais de entrada típicos devem ser usados para analisar as características do sistema depende da forma da entrada a que o sistema será sujeito mais frequentemente durante a operação normal.
Durante o projeto de um sistema de controle, deverá ser previsto o comportamento dinâmico do sistema a partir do conhecimento dos componentes. A característica mais importante do comportamento dinâmico de um sistema de controle é saber se o sistema é estável ou instável.
Um sistema de controle está em equilíbrio se, na ausência de qualquer perturbação ou entrada, a saída