Mudanças nas organizações
Como implantá-las enfrentando as mais variadas barreiras!
RESUMO
Quando se fala em mudança dentro de uma organização, o assunto além de delicado pode gerar polêmica e discussões intermináveis. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisa primária e um estudo de caso com o objetivo de orientar aos responsáveis na execução de tão árdua tarefa, as práticas e processos desde uma simples mudança como troca de horários até a mais complicada, quando se faz realmente uma mudança física, de local já estabelecido há muitos anos.
No estudo de caso, trazemos a experiência de 48 meses em uma instituição consolidada no seguimento de Ensino no município de São Paulo, que em seus mais de 40 anos exerce a função de transformar informações em geração de conhecimento, (desde o fundamental até a pós-graduação), com fundação e administração pelos pais desde o principio até 2006 onde até 2009 transferem a gestão aos filhos.
Como enfrentar as resistências à mudança dentro de um ambiente muitas vezes familiar? A administração que vem passando de pai para filho de geração em geração, e que seus administradores em sua grande maioria, são os primeiros a dizer: “Em time que está ganhando não se mexe” mal sabendo eles que o mercado de atuação de seus negócios, é implacável com as organizações que não se atualizam e principalmente não se preparam para se tornar competitiva, os concorrentes chegam com produtos, serviços e atendimento aos clientes, de igual ou até qualidade superior aos seus, e com custos infinitamente menores.
Ao utilizarmos as inúmeras ferramentas que a tecnologia vem nos favorecer para um planejamento estratégico, no gerenciamento e acompanhamento dos métodos e processos, analisando os riscos e ameaças ao longo de todo um processo de mudança, como também a observação dos resultados já obtidos, podemos conscientizar as pessoas e principalmente o proprietário de que, pode ser por um período curto, médio ou longo com muito esforço,