Controladores
Introdução O transmissor determina o valor de uma variável no processo através de um elemento primário, tendo o mesmo sinal de saída (pneumático ou eletrônico), cujo valor varia apenas em função da variavel do processo. A transmissão serve unicamente para uma conenência de operação para tornar disponivel os dados do processo em uma sala de controle centralizada. O transmissor é geralmente montado no campo, próximo ao processo, mas também pode ser montado na sala de controle.
Vantagens do Transmissor:
* Eliminam a presença de fluidos inflamáveis, corrosivos, tóxicos, mal cheirosos e de alta pressão na sala de controle;
* As salas de controle tornam-se mais práticas;
* Padronização dos instrumentos receptores do painel; os indicadores, os registradores e os controladores recebem o mesmo sinal padrão dos transmissores de campo. Termologia
De acordo com a ISA-S37.1-1978(R1928), cada instrumento ou função será identificado por uma nomeclatura uniforme e consistente entre si para Elemento Sensor, Transdutor, Transmissor (Smart e Inteligente) e conversor.
Transdutor: Um instrumento que recebe informações e fornece um sinal de saída resultante.
Elemento Sensor: É um dispositivo de um instrumento que converte um sinal não-padrão em outro sinal não-padrão
Conversor: É o Instrumento que transforma sinais de natureza elétrica para formas diferentes. Geralmente, o conversor A/D e D/A está associado ao multiplexador, que converte várias entradas em uma única saída e o demultiplexador, que converte uma entrada em várias saídas.
Transmissor: É o instrumento que converte um sinal não-padrão em um sinal padrão de natureza igual ou distinta. Ex.: O transmissor eletrônico de pressão sente um sinal de pressão, por exemplo, de 15 a 60 MPa, e o converte em um sinal padrão de corrente de 4a 20 mA cc e o transmite.
Transmissor Sabido (smart) e Inteligente: O transmissor sabido é um transmissor em