Uso de drogas por crianças e adolescentes
I-INTRODUÇÃO
1.1 - Drogas: conceitos e tipos
Droga é considerada qualquer composto químico de uso médico, diagnóstico terapêutico ou preventivo. Substância cujo uso pode levar a dependência alucinogênica e excitação do individuo que possivelmente entrará em “transe”.É toda e qualquer substância natural ou sintética, que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais, por exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. A intenção do pré-projeto é entender e estudar a drogadição e seus efeitos nocivos na fase da adolescência.
JUSTIFICATIVA: Diante dessas considerações, este pré-projeto se propõe estudar o uso de drogas por crianças e adolescentes, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, em livros, artigos e pesquisas na internet. O pré-projeto, está dividido em três capítulos explicativos de forma sucinta para o bom entendimento da “Avaliação Acadêmica”.
PRESSUPOSTO TEÓRICO: Atualmente, vivemos em uma sociedade que possui um contexto político-econômico extremamente excludente, os níveis elevados e permanentes de desemprego estrutural, a fragilização dos vínculos familiares, a expressão da violência acentuada contra a criança e o adolescente, são fenômenos que podemos identificar como crescentes e potenciais usuários de drogas. Sabe-se que os fatores de esclusão social, é o que nos levam a expressão da atual conjuntura no cotidiano das famílias, aquelas que