O CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM RISCO DE USO E ABUSO DE ÁLCOOL E DROGAS.
Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí – UNIDAVI
Pós Graduação – Saúde Mental e atenção Psicossocial 01/09/2014
RESUMO
Este estudo tem por objetivo, a partir de uma revisão bibliográfica, apresentar, a partir de uma revisão bibliográfica, a importância do acompanhamento familiar ao tratar de crianças e adolescentes com situação de sofrimento mental. A partir da compreensão sistêmica de família como um grupo social unido por múltiplos laços capazes de manter os membros durante uma vida e durante as gerações, e que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições do contexto em que está inserida. Buscando apresentar um método eficaz de proteção, prevenção e tratamento do uso e abuso de álcool e drogas com adolescentes.
Palavras-chave: Família. Criança e adolescência. Sofrimento mental.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho ressalta a importância do acompanhamento familiar ao tratar de crianças e adolescentes com situação de sofrimento mental, a partir da compreensão sistêmica. Com o objetivo de destacar a relevância contexto familiar nos problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, e a questão de como avaliar e garantir a segurança dos membros da família.
Apresenta a família como um sistema vivo em constante movimento e mudança, capaz de mudar e ser modificado, onde a criança e o adolescente constroem seu desenvolvimento emocional a partir das interações e construção de vinculo afetivo. Bem como, sendo este contexto mecanismo de prevenção e proteção no uso de álcool e drogas.
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica relacionada com a atuação do profissional de psicologia em ambientes de tratamento e prevenção do uso de álcool e drogas com crianças e adolescentes, utilizando-se como ferramenta as intervenções familiares.
2 DESENVOLVIMENTO
Pensando o mundo vivo como uma rede de relações, para o pensador sistêmico, as