Clima Organizacional
Rio de Janeiro, 09 de Abril de 2013 TRABALHO
Desenvolvimento
Organizacional
Prof.ª Elizabeth Chaves
TURMA: ADM 61N Alunos:
Kaliane Araujo Miguel – 22100116
Luana Lima Lopes – 23070154
Marli Mallmann – 22100090
Regiane França Faustino - 23000013
Suelen da Silveira Santos - 22100087
Wander Silva Tinoco - 22100088
“No meio das nossas máquinas perdemos de vista o fato de que a realidade básica da vida não está na política, nem na indústria, mas nas relações humanas”.
Will Durant
RESUMO
Uma grande mudança de mentalidade das empresas coloca as pessoas em lugar de destaque. Nenhuma empresa atinge o sucesso se não tiver pessoas satisfeitas trabalhando para elas. Cada vez mais as empresas estão preocupadas com o bem-estar das pessoas, o fator humano tem sido considerado o grande diferencial das empresas para vencer a competitividade. Atualmente, para que as organizações consigam conquistar bons resultados, é preciso investir em atividades que visem à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e atitudes que busquem o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho. Daí a importância do tema Clima Organizacional que será abordado neste artigo.
INTRODUÇÃO
Segundo Chiavenato (1999), as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. E as organizações, por sua vez, dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho absorve considerável tempo de vida e de esforço das pessoas que dele dependem para a sua subsistência e sucesso pessoais. Crescer na vida e ser bem sucedido quase sempre significam crescer dentro das organizações.
As organizações que identificaram a importância das pessoas para o sucesso e realização de seus objetivos estratégicos, também desenvolveram capacidade de atrair, desenvolver, reter talentos.
As pessoas podem e devem ser vistas como parceiros organizacionais, uma vez que são fornecedoras de