Clima organizacional
O clima organizacional mostra o grau de satisfação dos funcionários com o ambiente interno da empresa. Condiz com a motivação, a colaboração entre os colegas, a lealdade, ao interesse com o trabalho, a relação entre as pessoas, aos sentimentos e as emoções, a integração da equipe com o todo. De acordo com Lacombe, (2011, p.284).
Um bom administrador prioriza a criação de um ambiente na organização tal que as pessoas trabalhem de forma eficaz num esforço comum, desenvolvam suas competências, realizem suas aspirações profissionais e atinjam reconhecimento apropriado e recompensas. Esse ambiente tem as seguintes características: existe absoluta honestidade e integridade em tudo o que todos dizem e fazem; há comunicação ampla em toda a organização em todos os sentidos: de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente; os superiores estão genuinamente interessados em ouvir o ponto de vista dos outros, especialmente dos subordinados; existe um real interesse em trazer à tona os problemas e em resolvê-los; todos trabalham dedicadamente como verdadeiras equipes.
Para que o clima da organização com os funcionários seja harmonioso, é preciso que ambos se esforcem e procurem sempre dar o melhor de si, buscando aprimorar conhecimentos, resultados e relacionamentos. É importante que a empresa conheça seu funcionário e esteja a par de seus sonhos. É necessário que o funcionário saiba e concorde com os planos da empresa, que tenha vontade de crescer alinhado com as metas da empresa para desenvolver um bom trabalho. Mussak (2010, p.211) destaca, com relação ao clima organizacional, que “É de fundamental importância saber o que o funcionário pensa sobre a organização em que trabalha, já que ele também é um cliente. Caso esteja insatisfeito com a empresa, haverá a tendência de que o produto/serviço produzido ou oferecido seja de má qualidade”. E Neves et al. ( 2008, p.122) diz que “ As variáveis culturais como, costumes, tradições e valores